Aqui vou escrever o que me vai na alma...
...
O David tinha 13 anos. Era o "Pitufinho" do 8ºA. O David foi a enterrar hoje às 6h da tarde.
Passou 3 dias com dores e segundo os clinicos não tinha nada. Só depois de muita insistência dos pais
lhe foi feita uma ecografia. Foi transferido de urgência para o Porto com o intestino perfurado. Não aguentou. Antes de chegar a Guimarães morreu. O resultado da autópsia apendicite aguda. Os pais perderam um filho na flor da idade. De quem é a responsabilidade??? Quem vai assumir o erro??? A vida já ninguém lha pode devolver, pelo menos que se encontrem culpados.
Este ano lectivo já não vai fazer parte do 9ºA. A turma ficou mais pobre. Os colegas perderam um amigo. A escola perdeu um aluno. Todos perdemos o "Pitufinho". Descansa em paz David.
De
MIGUXA a 24 de Agosto de 2010 às 23:43
Amiga,
Estamos entregues à falta de profissionalismo e dedicação inerentes especificamente a este trabalho...
Não é justo perderem-se vidas desta forma tão insensível, tão irresponsável...
Era apenas um anjo...Descansa em paz David.
Sabes Margarida e com muita pena minha, cada vez confio menos neste hospital e em quem lá trabalha. Ainda agora de manhã estive com uma amiga, que por acaso teve a filha internada na mesma altura do David. É de bradar aos céus a falta de profissionalismo daquela gente. Então a mãe da criança pede á "Srª Enfermeira" que reveja o filho, que ele não está bem e essa "senhora", responde que quem ali a profissional é ela????? Isto só mesmo à bofetada. O "Sr. Cirurgião" quando é chamado de urgência, diz que não necessita de ser operado e nem 24 horas depois o David, é intubado, colocado a oxigénio, feita a ecografia, já para ser transferido para o Porto, de ambulância???? Não haveria meio mais rápido???? Agora Pediatra e Cirurgião, empurram as culpas para cima um do outro. Comigo, nunca mais na vida deles, poderiam exercer. Há tanta batata para apanhar, tanto campo para lavrar.... Enfim o "Pitufinho" deixou-nos e os pais estão destroçados. Paz á sua alma e que lhes consiga perdoar, porque estou em creer que os pais não o farão.
Bjs fofos
Cada vez se vê mais casos deste tipo, gente parva e irresponsável é o que não vai faltar por aí :( e quem paga somos todos nós e agora o David. LAmento muito por todos, pobres pais :(
É inadmissível que em pleno séc.XXI, ainda se morra por falta de diagnóstico. É revoltante saber, que as pessoas que acompanharam o caso do David, tenham sido de uma falta de profissionalismo tremendo. Que tenham deixado morrer uma criança porque "achavam" que não tinha nada. Uma criança que durante 3 dias em que está internado, não baixa a febre, não deixa de ter dores, não consegue andar e NÃO TEM NADA???????
Se levo os meus filhos aqui ao médico????? Não, não levo, não confio. Prefiro fazer uma série de kms, perder um dia de trabalho, do que ter que chorar os meus filhos para o resto da vida.
Porque um pai nunca devia enterrar um filho, é doloroso demais.
Bjs fofos
Não se tem palavras nestas horas, quando a revolta nos invade o cérebro e o coração. É muito injusto e ninguém deveria ter de passar por aquilo que estes pais (e toda a família) estão a passar nem ninguém deveria ver a sua vida ceifada tão precocemente.
Os meus respeitos a esta família enlutada e um grande beijinho para ti.
Foi isso que eu pensei quando vi os pais. O que lhe vou dizer??? Nada daquilo que eu lhe possa dizer vai minimizar o sofrimento. A dor era tanta que provavelmente eles nem sabem quem os acompanhou. Mais tarde e a frio, irei visitar os pais e fazer-lhes chegar o meu carinho. Mas naqela escola o David será lembrado todos os dias.
Bjs fofos
Um abraço.
Que mais se pode acrescentar para aliviar a revolta a dor ou a perda? Eu não sei!
Mas posso contar a minha experiência pessoal.
O meu miúdo (era miúdo à dez anos) sentia dores abdominais. Fui com ele ao pediatra que o encaminhou para o hospital (depois de o ver e pela dor quando lhe mexia, dizia que pelos sintomas poderia ser apendicite mas queria exames para ter a certeza). O meu filho não tinha febre, não tinha vómitos, nem diarreia, apenas e só, se queixava da barriga. Lá chegados apalparam-lhe a barriga (como tinha feito anteriormente o pediatra).
Não lhe fizeram um exame, não lhe retiraram sangue para análise.
Levaram-no e disseram: vai ser operado!
Ainda tentei argumentar como, se nem um exame lhe fizeram?
Disseram-me: fazem-se exames em caso de dúvida, não temos dúvidas!
E foi assim que o meu filho foi submetido a uma intervenção. Ficarei para sempre com dúvidas se era necessária????
Desta vez correu bem (mesmo sem exames).
No vosso caso é exactamente igual com um desfecho menos feliz. Não lhe fizeram foi nada!!!
Porque acontecem estas coisas?
No meu caso porque alguém quis dar uma demonstração de sabedoria.
No caso do vosso menino...o vosso caso é tão infeliz que... a revolta nunca deixará que uma explicação seja suficiente para atenuar a dor da perda.
Por mais que se tente arranjar explicações, nunca se vai entender o que correu mal. O porque de ter sido chamado o cirurgião e sem um único exame, dizer que não necessitava de operação. Então de onde vinham as dores e as temperaturas altissimas???
Já dei mil e uma voltas a cabeça e não consigo entender nem arranjar respostas. Espero é que estes pais não fiquem quietos e façam os culpados pagar.
Bjs fofos
De
Genny a 25 de Agosto de 2010 às 14:23
Isto não devia acontecer! Não devia!
Que as estrelas iluminem a tua alma David
Pois não amiga, não deviam acontecer, devia de haver mais humanidade no tratamento do ser humano. Mas infelizmente este não foi o primeiro, nem será o último.
Bjs fofos
De
Tixa a 25 de Agosto de 2010 às 17:34
olá
isto é apenas um dos casos da falta de profissionalismo deste país... muitos mais casos acontecem por este país fora...
Descança em Paz
Claro que não vou meter toda a gente no mesmo saco, mas que a maioria tira o curso, tão somente pelo dinheiro, disso não duvido. Muitos médicos deviam de ser proibidos de exercer, depois de casos como este. Mas esses vão sair impunes.
Bjs fofos
È uma coisa que NUNCA deveria acontecer, como é possivel haver tanta incompetêcia em pleno século XXI???!! Qual a diferença entre estes médicos e os assassinos que estão na prisão? Para mim nenhuma, só que os médicos fazem o que bem querem e lhes apetece e saem sempre impunes, injustiça! Nem sei o que dizer nem sei o que faria! Amiga força!!!!
Hoje pelo menos já não me sinto tão mal, mas ontem a raiva era tanta. É como dizes em pleno sec.XXI estas coisas não deviam acontecer, mas infelizmente acontecem e os culpados saem sempre impunes. Pobres daqueles pais que vão ter uma vida para chorar o filho, sempre com a revolta dentro deles.
Bjs fofos
De Sara a 27 de Agosto de 2010 às 00:24
É tão triste e revoltante estas situações acontecerem. Quando me contaste no dia fiquei incrédula e ainda custa a acreditar que uns pais tenham de enterrar um filho desta forma. Espero que sejam apuradas responsabilidaes.
Uma boa noite, Beijinhos
e... até amanha
:)
O que desejo mesmo é que este caso não caia no esquecimento, tal a violência da morte desta criança. Que se apurem responsabilidades, se encontrem culpados e sejam punidos devidamente.
Bjs fofos
É bastante triste e revoltante coisas destas acontecerem...será que estes médicos conseguem dormir à noite depois de saberem q erraram???
Espero q se faça justiça...
Os sentimentos aos pais...famílias e amigos...muita força...:((
Beijinho muito grande
Já não acredito que esta gente tenha qualquer tipo de sentimento. Já me aconteceu ter que recorrer ás úrgencias com o meu filho, com dores de garganta, ele para se queixar tem que doer mesmo, e o médico de serviço começar tipo "oh mãe será que era preciso mesmo vir aqui?". Nessas alturas tenho vontade de os mandar a um sitio que agora não digo, porque conseguem ser parvos da cabeça aos pés. Mas enfim, a culpa não é deles, é desta porcaria de governo que temos.
Bjs fofos
Comentar post